fechar a janela

 

  

Grupo de compositores da Bahia - Implicações culturais e educacionais:

Notas e bibliografia

I. Notas

[1] Ernst Widmer (Aarau, Suíça 25.04.1927 - 03.01.1990): compositor, regente, pianista e professor de composição, orquestração, improvisação, teoria, percepção e educação musical da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Estudou no Conservatório de Zurique sob a orientação de Willy Burkhard (composição), Walter Frey (piano) e Paul Müller (instrumentação), graduando-se em 1950 em Piano, Composição e em Pedagogia de disciplinas teóricas e contraponto. Membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, Widmer foi mentor intelectual de uma geração de compositores brasileiros de distintas tendências, com um traço comum, entretanto, que se tornou o distintivo da produção do Grupo: o ecletismo. Sua produção artística (a qual chega ao opus 173) contém vários gêneros musicais (peças didáticas, religiosas, de concerto, ópera, balé, musica para filme e teatro instrumental), escritas para uma enorme variedade de forças instrumentais.

[2] Carmem Mettig Rocha, Antônio José Santana Martins, Lindembergue Cardoso, Nikolau Kokron, Milton Gomes, Fernando Cerqueira, Jamary Oliveira, Carlos Rodrigues de Carvalho e Rinaldo Rossi.

[3] Elegia de F. Cerqueira, Exortação Agônica de M. Gomes, Pilatus de N. Kokron, Nu de J. Oliveira, Impropérios de A. J. Santana Martins, Do Diálogo e Morte do Agoniado de R. Rossi e Diálogo do Anjo com as três Mulheres de E. Widmer.

[4] Procissão das Carpideiras de L. Cardoso (3. Prêmio), Heterofonia do Tempo de F. Cerqueira (4. Prêmio) e Primevos e Postrídio de M. Gomes (5. Prêmio).

[5] Rondomobile para piano de Ernst Widmer.Oito peças para piano de Jamary Oliveira, e Reflexões II de Lindembergue Cardoso foram editadas por Hans Gerig (Colônia). Fernando Cerqueira teve seu Quarteto de cordas Síndrome e a obra Quanta editados pela Tonos ( Darmstadt).

[6] VINTON, John. Dictionary of Twentieth-Century Music. Londres: Thames and Hudson, 1974.

 

II. Bibliografia

BOLETIM Informativo do Grupo de Compositores da Bahia. Salvador: Seminários de Música da UFBA, n. 1, 1967, 14p.

CERQUEIRA, Fernando. "A composição musical contemporânea na Bahia de 1962 a 1992". In: O renascimento baiano revisitado. Seminário realizado na Academia de Letras da Bahia. Salvador, 4-6/6/1992, original datilografado.

WIDMER, Ernst. "O Grupo de Compositores da Bahia e as Apresentações de Jovens Compositores". In: Boletim Informativo do Grupo de Compositores da Bahia, n. 3, Salvador: Seminários de Música da UFBA, 1968, 22p.

WIDMER, Ernst. "Introdução" ao Boletim Informativo do Grupo de Compositores da Bahia, n. 4, Salvador: Seminários de Música da UFBA, 1970, 18p.

WIDMER, Ernst. Ensaio a uma didática da música contemporânea. Original datilografado, 1972.

WIDMER, Ernst. "Problemas da difusão cultural". In: Cadernos de difusão cultural da UFBA 05, Salvador: Gráfica Universitária, 1979, 76p.

WIDMER, Ernst. "Travos e Favos". In: Art 13, Revista da Escola de Música da UFBA. Salvador: Editora Universitária, 1985, 63-71.

 

fechar a janela

 

home